terça-feira, 28 de julho de 2009

Cultura - Parte 1

Fugindo um pouco do lado gastronômico e partindo para o lado cultural, postarei aqui algumas fotos e informações sobre as cidades que visitei em minha viagem a Europa.

FLORENÇA – TOSCANA – ITÁLIA

Florença foi a primeira cidade que visitei. Foi lá que passei grande parte da minha viagem, e foi onde fiz meus cursos de italiano (Linguaviva) e gastronomia ("Cordon Bleu").

Florença (em italiano Firenze e em latim Florentia) é um município italiano, capital da região da Toscana e da província homônima, com cerca de 360 mil habitantes. Estende-se por uma área de 102 km2, tendo uma densidade populacional de 3453 hab/km². Faz fronteira com Bagno a Ripoli, Campi Bisenzio, Fiesole, Impruneta, Scandicci, Sesto Fiorentino. Florença foi durante muito tempo considerada a capital da moda. É considerada o berço do Renascimento italiano, e uma das cidades mais belas do mundo. Tornou-se célebre, também, por ser a cidade natal de Dante Alighieri, autor da "Divina Comédia", que é um marco da literatura universal. Neste Poema ele descreve a cidade de Florença em muitas passagens, assim como alguns de seus contemporâneos florentinos célebres, que também são personagens da obra.

Tem origem num antigo povoado etrusco. A cidade foi governada pela família Médici desde o início do século XV até meados do século XVIII. O primeiro líder da cidade pertencente à família Médici foi Cosme, o Velho, chegou ao poder em 1437. Foi um protetor dos judeus na cidade, iniciando uma longa relação da família com a comunidade judaica, uma relação tensa, que se tornaria comprometedora com a Inquisição italiana. Florença teve antes e durante o período de governo dos Médici uma influente comunidade judaica, que deteve um papel proeminente na arte, finanças e negócios da cidade até que os judeus passaram a ser perseguidos mais fortemente pela Inquisição italiana.


Alto da Duomo de Florença (Catedral Santa Maria del Fiore).
Vista do alto da Duomo de Florença (Catedral Santa Maria del Fiore).

Estádio Artemio Franchi, da A. C. Fiorentina, equipe local.

Nenhum comentário:

Postar um comentário