quarta-feira, 29 de julho de 2009

Cultura - Parte 3

SIENA – TOSCANA – ITÁLIA

Siena (em português também conhecida como Sena) é uma cidade e sede de comuna italiana na região da Toscana, província do mesmo nome, com cerca de 52 mil habitantes. Estende-se por uma área de 118km2, tendo uma densidade populacional de 447hab/km2. Faz fronteira com Asciano, Castelnuovo Berardenga, Monteriggioni, Monteroni d'Arbia e Sovicille. Siena é universalmente conhecida pelo seu patrimônio artístico e pela notável unidade estilística do seu centro histórico, classificado pela UNESCO como Património da Humanidade.

É em Siena que acontece o famoso Palio di Siena, que consiste numa corrida de cavalos na cidade italiana de Siena que ocorre nos dias 2 de julho e 16 de agosto, desde o século XVII em honra a Nossa Senhora. Dezessete bairros participam desta corrida, que desfilam pela praça “Piazza del Campo” com trajes tradicionais e bandeiras , mas a corrida em si é feita somente por dez cavalos de três bairros que são escolhidos por sorteio. Cada cavalo tem suas cores e o hino. Ganha o cavalo que chegar primeiro, após três voltas ao redor da praça, mesmo que o jóquei já tenha caído. Nos dias de corrida os habitantes e turistas concentram-se no centro da Piazza del Campo para assistir ao evento. As arquibancadas ao redor da praça ficam cobertas de apoiantes organizados que cantam os hinos de cada cavalo.


Praça do Campo, onde ocorre o Palio de Siena

Alto da Torre da Basílica de São Domingos, na foto: Ayla (Porto Alegre - RS), Eu, Karolina (Brasília - DF) e Bárbara (Belo Horizonte - MG)

Nenhum comentário:

Postar um comentário