quarta-feira, 26 de maio de 2010

Breve resumo sobre a culinária inglesa

A culinária da inglaterra foi formada pelo clima temperado do país, sua geografia e história, incluindo as diversas interações com outros países europeus e a importação de ingredientes e idéias de lugares como a América do Norte, China, e Índia durante o período do Império Britânico, e como resultado da imigração ocorrida no período pós-guerra.

Desde a Idade Moderna a comida da Inglaterra vem sendo caracterizada historicamente pela simplicidade de seu enfoque e por apoiar-se na alta qualidade dos produtos locais. Isto foi influenciado em grande parte pela herança puritana da Inglaterra, o que resultou numa culinária tradicional, que tendia a se afastar de sabores fortes como o alho, e evitar molhos complexos, comumente associados com as afiliações políticas católicas continentais.

Alguns dos pratos mais tradicionais tem origens antigas, como os pães e queijos locais, carnes assadas e guisados, toratas de carne de caça e peixes de água doce e salgada. O livro de culinária inglesa do século XIV, Forme of Cury, da corte de Ricardo II, contém receitas de alguns destes pratos.

Outros pratos típicos, como o fish and chips, originalmente uma comida de rua urbana, servida num jornal e comida com sal e vinagre de malte, e tortas, salsichas e linguíças servidas com purê de batata, cebolas e molhos, têm atualmente a mesma popularidade que outros pratos de origem oriental, como curries da Índia e Bangladesh e frituras inspiradas pela culinária chinesa e tailandesa. A culinária francesa e a italiana, consideradas "suspeitas" há algum tempo, atualmente são amplamente admiradas e adaptadas na Inglaterra. A Grã-Bretanha também adotou rapidamente as inovações geradas pelo fast-food vindo dos Estados Unidos, e continua a absorver idéias culinárias de todo o mundo, enquanto redescobre ao mesmo tempo suas raízes numa agricultura rural sustentável.


Fish and Chips - peixe empanado acompanhado de batata frita.

English Breakfast - o café da manhã inglês é a refeição mais completa do dia, sempre servido de ovos fritos ou mexidos, bacons, tomates, linguiça, torradas, hash brown (salgado formado de batata ralada e frita).

Sunday Roast - o tradicional almoço de domingo dos britânicos e um de seus melhores pratos. É composto de 3 tipos de carnes: o Gammon (espécie de presunto assado), o beef (carne bovina) e o Turkey (peru), as vezes também servindo carneiro. Este prato acompanha vários legumes, Yorkshyre Pudding (pãozinho assado inglês feito a base de gordura de carne assada) e molhos para acompanhar as carnes.

Victoria Sponge Cake - bolo de massa bem macia, aerada e esponjosa, recheada com morangos e creme (chantilly ou nata batida). Possui este nome, pois a Rainha adorava comer este bolo em seu chá da tarde.

Fonte e fotos: by Internet

Um comentário:

  1. Esta muito completo i intersante obrigado pela informação;)

    ResponderExcluir