sexta-feira, 11 de junho de 2010

Breve resumo sobre a culinária irlandesa

A culinária irlandesa pode ser dividida em duas categorias principais: tradicional, composta basicamente de pratos simples; e pratos mais modernos, como os servidos em restaurantes e hotéis. O colcannon é um saboroso prato feito com batatas e um tipo de alho silvestre, repolho ou couve-de-folhas, parecido com o bubble and squeak. O champ é feito com purê de batata misturado com cebolinha verde picada.

Outros exemplos de pratos irlandeses simples sãoo: o irish stew (guisado irlandês), e também bacon e repolho (cozidos juntos na água). O boxty, um tipo de panqueca de batata, é outro prato tradicional irlandês. Um prato típico de Dublin é o coddle, onde um doa ingredientes é salsicha de porco cozida. A Irlanda é famosa pelo seu breakfast irlandês, uma refeição frita (ou grelhada) geralmente constituída de bacon, ovos, salsicha, morcela preta e branca, tomates fritos e pode também ser incluído pão de batatas ou batatas fritas à francesa.

Enquanto os frutos do mar sempre foram consumidos pelos irlandeses, comidas com moluscos e crustáceos foram sendo incorporados recentemente, especialmente por causa da alta qualidade desses produtos disponíveis na costa da Irlanda, por exemplo o Dublin Bay Prawn (camarões noruegueses), ostras (muitos festivais de ostras acontecem anualmente por toda a costa onde as ostras são servidas com Guinnes (cerveja irlandesa), o mais famoso ocorre em Galway no mês de setembro) assim como outros crustáceos. Salmão e bacalhau são dois tipos de peixes comumente usados.

Alguns pães irlandeses tracidionais são: soda bread (pão que utiliza o bicarbonato de sódio como ingrediente), pães de trigo, soda farls e blaa, um pãozinho típico de Waterrford.


Colcannon - preparação com purê de batatas, couve-de-folhas ou couve, manteiga, sal e pimenta. Pode conter outros ingredientes como leite, nata, cebola, alho, presunto cozido ou toucinho irlandês.

Bubble and Squeak - bolinhos fritos de purê de batatas com legumes, servido com acompanhamentos.
Irish Stew - guisado irlandês elaborado com carne de carneiro ou ou borrego, batatas, couve-branca, algo poré, cenoura e aipo.

Coddle - consiste de diferentes capas de salsichas de carne de porco cortadas em lonchas e recobertas de bacon, miturado com batatas em rodelas e cebolas.
Soda Bread - pão que usa bicarbonato se sódio na composição.


Fontes e fotos: by Internet.

Nenhum comentário:

Postar um comentário