quarta-feira, 26 de maio de 2010

Breve resumo sobre a culinária polonêsa

Culinária da Polônia (kuchnia polska) é uma mistura de tradições culinárias eslavas e estrangeiras. Surgida da mistura dos diversos costumes culinários das várias regiões da Polônia e culturas circunvizinhas, ela utiliza uma grande variedade de ingredientes. É rica em carne de todos os tipos e temperos, bem como de tipos diferentes de massas e bolinhos, sendo o mais popular deles o pierogi. Assemelha-se a outras culinárias eslavas quanto ao uso de mingaus (kasza) e de outros cereais, mas teve também uma grande influência das culinárias turca, alemã, húngara, judaica, francesa e culinárias coloniais do passado. No geral, a culinária polonesa é rica, substancial e relativamente alta em gorduras. O polonês dedica uma parte generosa de seu tempo para desfrutar duas refeitções.

Um almoço típico é normalmente comporto de pelo menos três pratos, começando com uma sopa, como barszcz (beterraba) ou zurek (uma alimento feito de centeio triturado fermentado), seguido talvez em um restaurante por um aperitivo de salmão ou arenque (preparado com creme, óleo ou vinagre). Outros aperitivos populares são patês feitos de vários tipos de carnes, legumes ou peixes. O prato principal pode ser bigos ou shabowy (bistecas de porco empanadas). termina com uma sobremesa, que pode ser um sorvete ou, mais provavelmente um pedaço de makowiec (bolo feito em casa com sementes de papoula), ou ainda drozdzówka, um tipo de bolo de levedo. Outras especialidades polonesas incluem clodnik (uma sopa fria de beterraba para os dias quentes), golonka (juntas de carne de porco cozida com legumes), kolduny (bolinhos de massa de carne), zrazy (fatias de carne de boi), salceson e flaki (tripas). Muitos pratos cont~em queijo tipo quark.


Oscypek - queijo defumado, feito com leite de ovelha não pasteurizado e salgado, na região das montanha Tatras, no sul do país.

Bigos - servido como prato único e, conforme a região, preparado com couve branca ou chucrute e grande variedade de carnes. Pode ser temperados com pimenta, louro, malaguetas, ameixas secas, vinho branco. Por vezes são usados junto tomates inteiros ou em polpa, mel e cogumelos.

Borscht - sopa normalmente preparada com beterraba e vodka que lhe dá forte coloração. Outros ingredientes costumeiros são o repolho, cenoura, pepino, batata, cebola, tomate, cogumelo e carne, e algumas vezes encontra-se com feijão.

Pierogi - tipo de pastel cozido, feito com farinha e ovos, e recheado com ricota, batata ou repolho (in natura) e carne. Geralmente servido com molho a base de embutidos defumados e nata azeda.

Ponczki - semelhante ao nosso "sonho" porém com massa a base de batata.

Fonte e fotos: by Internet

Nenhum comentário:

Postar um comentário