A culinária grega contemporânea é tipicamente mediterrânea, e utiliza extensivamente o azeite, grãos e pães, vinho, peixes e diversos tipos de carnes, incluindo aves e coelho. Entre os ingredientes típicos da culinária grega estão a carne de cordeiro ou de porco, azeitonas kalamata, queijo feta, folhas de uva, abobrinha e iogurte. Entre as sobremesas predominam o mel e as nozes. Alguns pratos se utilizam de massa folhada.
O elemento mais característico e antigo da culinária grega é o azeite, utilizado em quase todos os seus pratos. É produzido a partir das oliveiras, muito presentes em toda a região, que dá um toque característico à comida grega. O grão mais utilizado na Grécia é o trigo, embora a cevada também seja cultivada. Entre os legumes e verduras cultivados estão o tomate, a berinjela, batata, vagem, okra, pimentões e cebolas. O mel é extraído do néctar de árvores frutíferas e cítricas: limoeiros, laranjeiras, além do mel, do tomilho e do que é extraído das pinhas produzidas pelas coníferas. O lentisco, resina aromática com coloração de marfim, é cultivado na ilha de Quios, situada no mar Egeu.
A culinária grega utiliza-se de mais ervas e temperos do que é comum com outras culinárias do Mediterrâneo: orégano, menta, alho, cebola, endro e folhas de louro, manjericão, tomilho e funcho. Muitas receitas gregas, especialmente no norte do país, utilizam-se de ervas "doces", como, por exemplo, cravo e canela em cozidos. Os sabores gregos frequentemente são caracterizados pelo uso de menta e noz-moscada.
O terreno do país favoreceu a criação de cabras e ovelhas, no lugar de vacas, e, desta maneira, pratos com carne bovina são mais raros. Pratos feitos com peixes são mais comuns, especialmente nas regiões litorâneas e nas ilhas. Uma grande variedade de queijos também é utilizada na culinária da Grécia; alguns dos tipos são: Feta, Kasseri, Kefalotyi, Graviera, Anthotyros, Manouri, Metsovone e Mizithra.
O espírito rústico da culinária grega geralmente se opõe a muito refinamento, embora as tendências recentes tenham indicado que a culinária contemporânea do país esteja se deslocando a um enfoque mais refinado. Comer fora sempre foi uma prática comum no país; estabelecimentos como a taverna e o expiatório, espalhados por todo o país, servem comida grega caseira tradicional a preços acessíveis, tanto para locais como para turístas.
Recentemente o fast-food veio se tornando popular na Gréica, como no resto da Europa, com diversas cadeiras estrangeiras abrindo franquias. A maioria dos gregos, no entanto, ainda tem como base de sua alimentação os pratos ricos e extensos de sua culinária. Além disso, algumas comidas tradicionais dos gregos, em especial o souvlaki, gyros, saunduíches do pão pita, tiropita e spanakopita, entre outros, são servidos no estilo fast-food.
Salada Grega - salada de tomates, pepinos, cebolas, azeitonas pretas, pimentões verdes e queijo de ovelha (feta), regada e temperada com vinagre, azeite de oliva, sal e pimenta.
Meze - ou em algumas literaturas mezze, é uma seleção de acepipes (pequenos pratos salgados) tradicionalmente servidos com ouzo (bebida de anis) na Grécia e raki (licor derivado da uva) na Turquia.
Revithia - tradicional sopa de grão de bico e legumes.
Nenhum comentário:
Postar um comentário