sábado, 22 de maio de 2010

Breve resumo sobre a culinária portuguesa

A Culinária portuguesa, ainda que esteha restrita a um espaço geográfico relativamente pequeno, mostra influências mediterrâneas (incluindo-se na chamada "dieta mediterrânea") e também atlânticas, como é visível na quantidade de peixes consumidos tradicionalmente.

Muito mudou desde que Estrabão se referiu aos Lusitanos como um povo que se alimentava de bolotas. A base da gastronomia mediterrânea, assente na trilogia do pão, vinho e azeite, repete-se em todo o território nacional, acrescentando-se os produtos hortícolas, como em variadas sopas e os frutos frescos. A carne e as vísceras, principalmente de porco, compõem também um conjunto de pratos e petiscos regionais, onde sobressaem os presuntos e os enchidos.

Com o advento das descobertas marítimas, a culinária portuguesa rapidamente integrou o uso, por vezes quase excessivo, de especiarias e do açúcar, além de outros produtos, como o feijão e a batata, que foram adaptados como produtos essenciais. Nota-se que a variedade de pratos regionais se verifica mesmo em áreas restritas. Duas cidades vizinhas podem apresentar, sob o mesmo nome, pratos que podem diferir bastante na forma de preparação, ainda que partilhem a mesma receita de base. A generalizações nem sempre estão corretas: as diversas culinárias regionais variam muito na mesma região.

Abaixo exemplos de preparações típicas portuguesas:


Trutas Abafadas - Comum na região de Beira Alta, a preparação se resume a truta marinada e finalizada cozida ao bafo.

Filhós - semelhante ao nosso "bolinho de chuva", tradicionalmente consumido na região de Algarve.

Bacalhau à Gomes de Sá - tradicional na região entre Douro e Minho - receita de bacalhau com batata, ovos, azeitona preta, azeite de oliva e temperos.

Um comentário:

  1. As filhoses e forma que apresenta- de Portugal- não são típicas do Algarve mas sim do Alentejo.
    É nesta zona do sul do país que se fazem no Natal.
    E depois desta rectificação venho dizer-lhe também que, mesmo tendo cortado a taça na qual as filhoses eram apresentadas, eu reconheço a minha foto.
    Portanto, venho pedir-lhe que a apague pois não me foi pedida autorização para seu uso.
    Não copio fotos de outros blogues sem autorização de quem as publicou.
    Pois pode dar uma olhadela aqui:

    http://turbolenta-petiskaky.blogspot.com/search/label/FRITOS%20DE%20NATAL%2FFILH%C3%93S%20DE%20FORMA

    ResponderExcluir