quarta-feira, 30 de junho de 2010

Breve resumo sobre a culinária holandesa

A culinária holandesa atual tem uma longa tradição no que se refere às receitas ou nas combinações de pratos. Produtos locais são os mais usados nas receitas, como produtos lácteos, cereais, carnes, legumes e frutas, o peixe também é parte essencial na gastronomia do país.
Há também muita influência de outras culturas na cozinha holandesa, muitos ingredientes trazidos da Indonésia são usados pelos holandeses. Existem lojas especializadas em ingredientes exóticos que oferecem também legumes e frutas importadas.
O povo holandês gosta muito de doces, pode-se encontrar sempre receitas de sobremesas nos livros de receitas. Uma guloseima típica da Holanda é o drop, feito de raiz doce, sais, açúcares, aglutinantes e outros aromatizantes.
Existem comidas e bebidas de tradições que só se usam em ocasiões especiais. Ao nascer um bebê servem às visitas o beschuit met muisjes, um biscoito redondo besuntado com manteiga e decorado com confeitos azuis se for menino e cor de rosa se for menina. No Dia da Rainha, 30 de abril, bebe-se o Oranjebitter, licor de laranja, de cor condizente com a cor laranja da família real.

O café da manhã (ontbijt) consiste de cereal tipo muesli e corn flakes ou fatias de pão com pasta de amendoin, geléias, frios, queijos ou granulados de chocolate no pão, que na nossa culinária brasileira é usado somente como decoração para bolos de docinhos.

O almoço é servido aproximadamente às 13h e quase sempre é uma refeição de pão. Na Holanda existe uma variedade enorme de pães: pão integral do mais escuro ao mais claro, grandes, pequenos e de diversos formatos e alguns cobertos com diversos tipos de sementes. O holandês é um grande consumidor de café e sempre serve-se uma bolachinha de manteiga ou um chocolate como acompanhamento.

O jantar é servido por volta das 18h nas famílias holandesas. Os pratos com frequência são à base de peixe, mas também a carne de porco e frango são bastante usadas no cardápio do jantar além de batatas e legumes. As sopas são bastante apreciadas na Holanda e as mais comuns são as de tomate e de legumes. Encontra-se também nas mesas holandesas uma variedade grande de pratos indonésios, italianos, chineses e de outras cozinhas estrangeiras. Muitas vezes juntam-se ingredientes exóticos aos pratos tipicamente holandeses criando-se assim combinações surpreendentes. Geralmente após o jantar é servido um tipo de torta, eles não costumam dispensar a sobremesa. A refeição termina com o café com um bombom ou com a bolachinha.

Não há dúvida que a culinária holandesa é rica e variada, além de todas as receitas de influência estrangeira, há pratos tipicamente holandeses tais como o boerenkool (um tipo de couve), o rookworst (salsicha defumada), borstplaat (pasta de açúcar), entre outros tantos, que em outros países são totalmente desconhecidos.

Stroopwafel é a receita de biscoito mais antiga da Holanda, ela existe há vários séculos. É uma guloseima holandesa tradicional e, em geral, consumida pela manhã acompanhando café ou chá.

O waffle de caramelo ou melado, ainda é fabricado de maneira artesanal, nas feiras abertas, usando chapa de ferro a gás. Enquanto o cheiro exala pela feira, os fregueses se amontoam para adquirir uma porção fresquinha recém saída da chapa quente.

O stroopwafel tradicional é feito com uma bolacha fina de waffle cortada ao meio e recheada com um caramelo muito especial. A melhor maneira de saboreá-lo é à temperatura ambiente ou levemente aquecida no forno de microondas ou na borda da xícara de chá ou café quente.

A receita de stroopwafel é guardada como segredo e só é passada de pai pra filho, geração após geração. As melhores receitas são dificílimas de serem descobertas. A receita começou por um padeiro da cidade de Gouda em 1784 que fazia waffles de farelos e os recheava com melado de caramelo. Na verdade, o stropwafel era o produto feito de restos, portanto era um biscoito muito popular entre os pobres. Nessa época o biscoito era conhecido apenas em Gouda. Atualmente, cada padaria de Gouda tem sua própria receita. Dizem que cada holandês come aproximadamente 20 stroopwafels por ano.

Muesli - assim como o cereal Corn Flakes, está presente no café da manhã dos holandeses.

Stroopwafle - bolacha fina de wafle cortada ao meio e recheada com um caramelo especial.

Drop - guloseima muito tradicional na Holanda, feita com raiz doce, sais, açucares, aglutinantes e outros aromatizantes.

Oranjebitter - licor de laranja.

Boerenkool met Rookworst - salsicha defumada acompanhada de uma espécie de purê de couve.

Borstplaat - pasta de açúcar.

Beschuit met Muisjes - biscoito redondo besuntado com manteiga e decorado com confeitos azuis se for menino e cor de rosa se for menina.

Fontes e fotos: by Internet.

2 comentários:

  1. STROOPWAFEL made in brazil...

    www.stroopwafel-waferholandes.blogspot.com

    e mail : moinho.stroopwafel.brasil.rs@gmail.com

    ResponderExcluir
  2. realmente a gastronomia holandesa é muito criativa e diversificada. os troopwafels são para mim uma das 10 delícias do mundo, tanto é que uma empresa de são paulo a sobremesas do mundo (www.sobremesas do mundo.com.br) escolheu essa delícia para ser um dos primeiros produtos de seu portfólio de guloseimas e é uma delícia.

    ResponderExcluir