sábado, 3 de julho de 2010

Breve resumo sobre a culinária austríaca

A gastronomia austríaca tem muitas influências dos países que constituíam o Império Austro-Húngaro. Assim, podem-se encontrar pratos com componentes húngaros, checos, polacos, eslovenos e italianos. Claros exemplos desta influência são as picantes almôndegas conhecidas como Vapcici e a consistente sopa de feijão também picante vinda da Sérvia, a sopa Sauerkraut e as bolas de pão com que se acompanham as comidas checoslovacas e a couve recheada polaca. Da Hungria destacam-se o goulach, guisado de carne de boi temperada com cebolas, alho, pimentão, tomates e aipo e o dobostorte embora em Áustria se ponha mais margarina que açúcar.

Os austríacos costumam tomar o café da manhã muito cedo, entre as seis e às sete da manhã. A principal refeição realiza-se entre as meio dia e as 14:00 horas, e o jantar entre as 18:00 e as 21:00 horas. A maioria dos restaurantes costuma respeitar estes horários embora em alguns lugares servem-se pratos quentes depois das 14.00 horas. Estes restaurantes costumam ter no exterior o letreiro Durchgehend warme Küche.

Os pratos tipicamente austríacos são muito simples, o sabor depende mais da qualidade dos ingredientes que de sua preparação. Destacam-se o tafelspitz consistente em vitela fervida, o wienerschitzel, um filete de vitela de enorme tamanho empanado em ovo e pão ralado muito parecido ao escalope espanhol que se serve com uma salada de batata fria ou de pepino, o wienerbacklhendl, preparado do mesmo modo que o anterior, mas com carne de frango, servido com batatas salteadas, o schinkenfleckerl, guisado de presunto cortado em tiras com massa ou o scheweinsbraten, assado de porco. Toda a comida austríaca costuma-se acompanhar com kren, rabanetes picantes e com a schittlauchsauce, uma salsa à base de cebola. Típicos são também os knödel, pudins com tiras de toucinho e fígado que se servem com a sopa e a carne. Os fiambres e as salsichas comem-se como comida rápida tanto em tabernas como em restaurantes.

As sobremesas são realmente maravilhosas, razão da sua merecida fama. Existem sobremesas quentes como os palatshinken, “panquecas” recheadas de marmeladas de frutas, ou o apfeltstrudel, um delicioso pastel recheado de pedaços de maçã, passas e canela enrolados em massa folhada coberto de nata. Também são fantásticos os knödel recheados de albricoque quente ou de queijo de nata e as tortas de todos os sabores, de cerejas, morango, avelã, nozes, destacando a sachertorte, torta de chocolate que também pode levar marmeladas de albricoque. A maioria das tortas pode-se comer com creme de leite ou sem ele, mas todas elas são uma delícia.

A comida costuma-se acompanhar de vinho e água. Os vinhos austríacos são de excelente qualidade. A maioria deles costuma ser brancos e servem-se tanto com o peixe como com a carne. São muito famosos os procedentes dos vinhedos de Wachau, Kampt, Weinviertel, Estiria e Viena. O mais popular é o Grüner Veltiner, seco ou semi-seco. Como tintos destacam-se o Vöslauer e os das cepas de Burgenland. Também se podem encontrar vinhos espumosos como o Dürnsteinerou ou o Langenloiser. O vinho seco mais conhecido é o Herb, e realmente agradável é o Heurigem que se costuma tomar nas varandas durante as noites de verão. Os austríacos costumam beber também muita cerveja. A marca nacional é a Grösser e serve-se em copos de um quarto de litro como mínimo e, sobre tudo, de meio litro. Também se toma em impressionantes jarras de um litro.

Depois da comida o café é imprescindíveis e os austríacos, amantes do bom café, podem eleger entre uma grande variedade. O café só se conhece como einen kleinen. O einen kapuzine é o que se serve com nata batida, o pingado é conhecido como einen braunen, o einen melange é um com igual quantidade de café e de leite e o café semidoce, servido num recipiente de cobre chamado einen turkischen. Normalmente o café serve-se sempre acompanhado de um copo de água, sobre tudo em Viena onde a água é de excelente qualidade. Como licores destacam-se o Barack de albricoque e o Slivovitz de cereja.


Knödel - bola de massa geralmente de pão ou batata.

Schinkenfleckerl - guisado de presunto cortado em tiras com massa.

Tafelspitz - vitela fervida.

Palatshinken - “panquecas” recheadas de marmeladas de frutas.

Dobostorte - torta de Dobos (Dobos' torte) é uma torta vienense clássica, de camadas, que foi criada por um padeiro húngaro em 1885. Posteriormente, em 1906, esta receita foi recriada por József Dobos, padeiro oficial do imperador de Habsburg. Em Budapeste, capital da Hungria, existe um museu chamado Dobos Gastronomy, lugar de divertimento onde se aprende as técnicas de József Dobos. No café do museu, pode-se saborear o bolo real da receita original de Dobos.

Sachertorte - torta de chocolate que também pode levar marmeladas de albricoque.
Fontes e fotos: by Internet.

Um comentário:

  1. Caro Luis Rocha,
    Perfeito artigo, que significa um profundo conhecimento. Se não se opuser, vou colocar alguns apontamentos no meu site www.constancia.net
    Melhores Cumprimentos
    Luis Goncalves

    ResponderExcluir