terça-feira, 6 de julho de 2010

Breve resumo sobre a culinária checa

A cozinha checa é capaz de agradar os apreciadores de culinária. Apesar de terem sido expostas às influências estrangeiras (da Hungria, da Áustria, e da Alemanha), as receitas tradicionais checas permanecem a sua maior fonte da inspiração. Os ingredientes básicos originam da produção agrícola local – sobretudo cereais, leguminosas, batatas e carne ou aves. Essas substâncias aparentemente simples deram origem aos pratos deliciosos e cheios de fantasia, típicos exclusivamente para a cozinha checa. Há entre eles, os bolos de farinha chamados knedliky, uma oferta rica de molhos, cremes e sopas, molho de natas e legumes chamado svíčková ou vepřo knedlo zelo, traduzido, palavra por palavra, como “suíno-bolo-chucrute”.

Praga têm o fiambre praguense, na Boemia do Sul há lagoas artificiais onde criam carpas, atraindo atenção especial no tempo natalício, cada criança checa conhece bolos de mel de Pardubice. Perante o queijo fresco de leite magro, chamado tvarůžky olomoucké, ninguém fica indiferente, há uns que o detestam, e outros que o adoram. Seu paladar e cheiro específico não lhe deixam espaço para indiferença. Na região chamada Valašsko oferecem frgále, grandes tartes redondos de recheios variáveis, tartes pequenos recheados de queijo fresco com açúcar e de doce de ameixa pode provar na Morávia

Bolos doces (feitos de massa levedada, de sêmola ou de queijo natural) enchidos de fruta, cobertos com dormideira, queijo ou nozes moídos e manteiga derretida. Encontramos ainda bolinhas em molho doce de baunilha, rolos de massa de batata recobertas em farinha de rosca, ou panquecas ou crepes com fruta ou geléia de fruta. Tarte de maçã, o strudel, da República Checa agrada o paladar da mesma maneira como o de outros países, mas não há nada comparável com os bolos - buchty - tradicionais checos, recheados com dormideira, doce de ameixa ou queijo fresco.

A vinicultura floresce, sobretudo na Morávia do Sul, mas a Boemia também possui umas vinhas famosas. Os vinhos brancos costumam ser galardoados pelos prêmios internacionais de vinicultura, ganhando fama devido ao seu sabor único. Até entre vinhos tintos há marcas de tradição prolongada e de boa fama.

Os checos consideram cerveja sua bebida nacional. Escura, clara, misturada, de fermentação alta. No mercado checo atual encontram-se mais de 470 variedades de cerveja. Cervejas não podem faltar na oferta de qualquer restaurante, esplanada ou clube. As melhores são cervejas tipo lazer – claras ou escuras. O rito da cerveja contém como seu elemento indispensável, a atmosfera típica de tascas e cervejarias checas, e um bate-papo com amigos, costume típico dos checos.

As cervejas checas mais famosas: Pilsner Urquell e Budějovický Budvar (conhecido globalmente sob o nome Budweiser) – há marcas que aparecem muitas vezes nas garrafas que contém meras imitaçőes dessas cervejas, mas apenas os produtos originais de Plzen e České Budějovice são dotados de sabor distinto e inconfundível. Outras cervejas populares checas chamam-se Gambrinus, Staropramen, Krušovice, Radegast, Bernard, Velkopopovický kozel e outras. Além dessas há fabricantes da cerveja menores, com cervejarias combinadas com tascas tradicionais e a Eggenberg em Český Krumlov é uma delas.


Tvarůžky Olomoucké - queijo fresco de leite magro.

Frgále - tartes pequenos recheados de queijo fresco com açúcar e de doce de ameixa.

Svíčková - é talvez o molho mais típico para a cozinha checa: molho de natas com lombo.

Buchty - tradicional bolo checo, recheado com dormideira, doce de ameixa ou queijo fresco.

Knedliky - acompanhamento típico de inúmeros pratos da cozinha tcheca, geralmente de farinha de trigo (mais grossa que a nossa, mas não tão grossa quanto uma farinha de rosca ou de milho) misturada com água. A massa é levedada e fica esponjosa e de sabor neutro (para não dizer sem gosto, que seria um exagero, mas não muito). Aí entra em ação o molho, que empapa o knedliky e dá o sabor.

Fontes e Fotos: by Internet.

Nenhum comentário:

Postar um comentário