A localização geográfica da Eslovênia propicia uma interessante troca de influências culturais com diversos países. Essa troca de influências está também patente na gastronomia eslovena, muito rica e variada. Existem na Eslovênia cerca de 1200 pratos típicos, que utilizam diversos tipos de carne, peixe, legumes, frutos, cereais, etc. e variam de região para região.
Uma das especialidades da Eslovênia chama-se Struklji (rolinhos de farinha com recheio variável, que normalmente inclui carne, vegetais e queijo) e é confeccionada de cerca de setenta maneiras diferentes. Outros dos mais famosos pratos típicos eslovenos dão pelos nomes de Klobasa, Zavitek, Zganci ou Zlikrofi, por exemplo. Os pratos com cogumelos são também tradicionais, muitos até exclusivos, da Eslovênia. Presunto, salsichas e queijo (sobretudo o de Bohinj) também fazem parte da lista de especialidades gastronômicas eslovenas.
Mas o ponto forte da culinária Eslovena são os doces: a quantidade e variedade de bolos, biscoitos, tartes e tortas produzidas no país é verdadeiramente impressionante, para além de diversos tipos de pão. Os Flancati estão entre os pastéis mais tradicionais da Eslovênia, enquanto Prekmurska gibanica é o nome de um dos bolos mais famosos; mas mais famoso ainda é o Potica: a existir um doce típico nacional, esse seria sem dúvida este bolo de noz.
Vinhos
Através de pesquisas arqueológicas concluiu-se que já se produzia vinho na Eslovênia há 2400 anos: foram as tribos Celtas e Ilírias que trouxeram o vinho para a região, antes ainda dos Romanos a ocuparem; atualmente, o vinho esloveno está entre os melhores do mundo.
Com três regiões vinícolas, Primorska (zona sudoeste da Eslovênia), Posavje (zona este/sudeste) e Podravje (zona nordeste), a Eslovênia produz vinte variedades de vinho branco e doze de vinho tinto. Uma delas, cultivada, sobretudo na região de Posavje, tem o nome de Modra Portugalka, que significa "Azul Português". Embora à partida não se compreenda esse nome para um vinho que nem sequer existe no nosso país, alguns vinicultores da Áustria (onde se produz cerca de 80% deste vinho) pensam que o "Azul Português" seja de origem Portuguesa, embora tenha desaparecido do país há cerca de 150 a 200 anos atrás.
Conhecido e apreciado por todo o mundo, o vinho esloveno conheceu sete anos vintage no século XX (1917, 1942, 1947, 1952, 1958, 1971, 1983) e constitui uma das principais atrações turísticas da Eslovênia, com cerca de vinte "estradas do vinho" e caves espalhadas por diversas cidades.
NOSSA OBRIGADO POR TUDO!!!
ResponderExcluirMARAVILHOSAS AS RECEITAS PARABÉNS!!!!