sábado, 3 de julho de 2010

Breve resumo sobre a culinária eslovena

A localização geográfica da Eslovênia propicia uma interessante troca de influências culturais com diversos países. Essa troca de influências está também patente na gastronomia eslovena, muito rica e variada. Existem na Eslovênia cerca de 1200 pratos típicos, que utilizam diversos tipos de carne, peixe, legumes, frutos, cereais, etc. e variam de região para região.

Uma das especialidades da Eslovênia chama-se Struklji (rolinhos de farinha com recheio variável, que normalmente inclui carne, vegetais e queijo) e é confeccionada de cerca de setenta maneiras diferentes. Outros dos mais famosos pratos típicos eslovenos dão pelos nomes de Klobasa, Zavitek, Zganci ou Zlikrofi, por exemplo. Os pratos com cogumelos são também tradicionais, muitos até exclusivos, da Eslovênia. Presunto, salsichas e queijo (sobretudo o de Bohinj) também fazem parte da lista de especialidades gastronômicas eslovenas.

Mas o ponto forte da culinária Eslovena são os doces: a quantidade e variedade de bolos, biscoitos, tartes e tortas produzidas no país é verdadeiramente impressionante, para além de diversos tipos de pão. Os Flancati estão entre os pastéis mais tradicionais da Eslovênia, enquanto Prekmurska gibanica é o nome de um dos bolos mais famosos; mas mais famoso ainda é o Potica: a existir um doce típico nacional, esse seria sem dúvida este bolo de noz.

Vinhos

Através de pesquisas arqueológicas concluiu-se que já se produzia vinho na Eslovênia há 2400 anos: foram as tribos Celtas e Ilírias que trouxeram o vinho para a região, antes ainda dos Romanos a ocuparem; atualmente, o vinho esloveno está entre os melhores do mundo.

Com três regiões vinícolas, Primorska (zona sudoeste da Eslovênia), Posavje (zona este/sudeste) e Podravje (zona nordeste), a Eslovênia produz vinte variedades de vinho branco e doze de vinho tinto. Uma delas, cultivada, sobretudo na região de Posavje, tem o nome de Modra Portugalka, que significa "Azul Português". Embora à partida não se compreenda esse nome para um vinho que nem sequer existe no nosso país, alguns vinicultores da Áustria (onde se produz cerca de 80% deste vinho) pensam que o "Azul Português" seja de origem Portuguesa, embora tenha desaparecido do país há cerca de 150 a 200 anos atrás.

Conhecido e apreciado por todo o mundo, o vinho esloveno conheceu sete anos vintage no século XX (1917, 1942, 1947, 1952, 1958, 1971, 1983) e constitui uma das principais atrações turísticas da Eslovênia, com cerca de vinte "estradas do vinho" e caves espalhadas por diversas cidades.

Klobasa - linguíça com cerca de 70% de carne de porco.

Struklji - rolinhos de farinha com recheio variável, que normalmente inclui carne, vegetais e queijo.

Zavitek - espécie de strudel recheado com legumes ou carne.

Zganci - espécie de pirão de torresmo.

Zlikrofi - prato tradicional, preparado com uma massa com recheio de batata, têm a forma característica de um chapéu.

Flancati - pãezinhos geralmente trançados semelhantes a nossa "orelha de gato" ou "cueca virada".

Prekmurska Gibanica - bolo com massa semelhante a massa folhada, porem de maior macieis.

Potica - bolo muito semelhante ao nosso "bolo mesclado".

Fontes e fotos: by Internet.

Um comentário: