quinta-feira, 1 de julho de 2010

Breve resumo sobre a culinária húngara

A comida da Hungria é realmente deliciosa. Os pratos são contundentes e estão temperados com muito acerto, pois combinam a tradição histórica com a nouvelle couisine. A especiaria mais utilizada é o pimentão húngaro, páprica, de fama mundial. O costume é de temperar os molhos e pode ser ardido ou cheiroso.

O café da manhã costuma ser servido das 7:00h às 10:00h . O almoço de 12:00h às 15:00h e o jantar das 19:00h até às 23:00h. Em todo país existem bons restaurantes que costumam amenizar a velada com música ou dança, mas também se pode comer em buffets, mais baratos, tavernas ou restaurantes de comida rápida. Cardápios que costumam oferecer uma grande variedade e o serviço costumam ser correto. Lembre que é habitual deixar 10% do total da fatura como gorjeta.

O prato mais conhecido da cozinha húngara é a sopa de Gulyás. Esta sopa, cozida tradicionalmente em grandes panelas ao ar livre, tem como principais ingredientes a carne de vaca, as batatas, o gnocchi (inhoque) e páprica, como tempero. Também são deliciosas a meggyleves, sopa azeda de cerejas, a sopa de peixe e a de galinha Ujházi.

Além das sopas, como primeiros pratos experimente os pimentões recheados, a couve fermentada recheada de carne moída e arroz e o gombás rizs, arroz com cogumelos fritos.

As carnes são simplesmente deliciosas. Desfrute do pörkölt, um maravilhoso guisado de carne de porco ou vaca temperado, com páprica ou o frango no molho do pimentão e o refogado de vaddisznu (carne de queixada), o sültmalac, um boca porquinho assado inteiro que se desmancha na boca.

O prato de peixe mais famoso é o fogas, lúcio ou perca do Lago Balatón, que serve-se empanado, assado ou ensopado. Maravilhosa resulta também a massa, como a túróscsusza de requeijão fresco regada com creme de leite azedo e decorada com fatias de toucinho.

Se você é guloso, as sobremesas húngaras não irão te defraudar. Os folheados recheados de cerejas, requeijão ou maçã são deliciosos, como também os rétes, a dobostorta, pastel recheado de moca e coberto com açúcar queimado, o gundel palacsinta, crepe recheado e flambado, o smlói galuska, biscoito cortado em dados a base de nozes, passas e nata misturados e coberto com chocolate ou creme de laranja ao rum.

As comidas húngaras costumam acompanhar-se de vinho ou cerveja do país. As cervejas mais conhecidas são Dreher, Aranyászok, Kobanyai, Soproni e Bak. Lembre-se que as cervejas espanholas não são frequentes, sendo o mais comum as garrafas de meio litro, e os tamanhos dos copos são maiores (o menor é de 330ml e o maior de um litro). Os vinhos da Hungria são excelentes, destaca o tinto Egri Bikavér, os brancos de Tokay e da região do Balatón e os espumosos Törley.

Para finalizar a comida, que costuma comer-se com calma, pois os húngaros são amantes da boa cozinha e de uma melhor sobremesa, bebe-se café e algum licor, os mais conhecidos são as pingas de pêssego, cereja, ameixa e pêra.

Pão é um dos alimentos e da Hungria não é refeição completa sem uma fatia de pão.

O principal curso de culinária o húngaro maioritariamente constituído por carne verde e vermelho junto com páprica. Além disso, a cozinha na Hungria inclui variedade de sopas, na Hungria, que também é conhecido como goulash. No entanto, o principal curso consiste de profundidade ou pan - juntamente com batatas fritas e carne .

As pessoas na Hungria costumam fazer três refeições num dia, que incluem pequeno-almoço, almoço e jantar. O pequeno-almoço na Hungria geralmente consiste de queijo, ovos e salame, juntamente com pão e compotas. No entanto, as pessoas na Hungria prezam muito pelo almoço, uma vez que é um dos mais importantes refeições lá. O jantar é comparativamente mais leves na Hungria e também há muito poucas opções para o mesmo.

Há uma série de restaurantes na Hungria, que oferecem os alimentos tradicionais deste país. Existe muita pouca escolha para os vegetarianos na Hungria. A maior parte dos pratos na Hungria são cobertos com carne e, consequentemente, existem poucas opções para vegetarianos.


Meggyleves - sopa azeda de cerejas.

Gulyás - sopa, cozida tradicionalmente em grandes panelas ao ar livre, tem como principais ingredientes a carne de vaca, as batatas, o gnocchi (inhoque) e páprica, como tempero.

Ujházi - sopa de galinha.

Gombás Rizs - arroz com cogumelos fritos.

Túróscsusza - massa de requeijão fresco regada com creme de leite azedo e enfeitada com fatias de toucinho.

Pörkölt - guisado de carne de porco ou vaca temperado, com páprica ou o frango no molho do pimentão.

Rétes - pastel recheado de moca e coberto com açúcar queimado.

Fontes e fotos: by Internet.

3 comentários:

  1. Nunca vi gulash com batatas ... ele sim pode ser acompanhado com nhoquinos,...ou bolo de batata ou simplesmente batata, mas não é esta sopa como apresentado na foto.

    ResponderExcluir
  2. Eu gostaria de saborear alguns pratos húngaros.
    A Hungria é um país lindo e sua culinária deve ser deliciosa.

    ResponderExcluir
  3. Gostaria de saber se as fatias húngaras são da Hungria

    ResponderExcluir